Pular para o conteúdo principal

Tudo por uma boa divulgação


Olá, queridos, tudo bem? Espero que sim!

Hoje vou falar um pouquinho com vocês sobre divulgação. Eu já comentei que, depois que meu livro foi publicado comecei a pensar em como divulgar esse trabalho. A verdade é que tive que tomar algumas decisões para que o projeto chegasse ao máximo número de pessoas, gastando o mínimo possível. Mesmo porque, dinheiro é algo que definitivamente não tem. Então comecei a ver meios alternativos de divulgação.

Se tem uma coisa que eu tenho feito desde que decidi publicar o livro é ler e pesquisar sobre o mundo editorial. Fiquei sabendo, por exemplo, que muitos autores que não tem grana para publicar o impresso acabam publicando somente em formato digital, em plataformas que não se paga nada pra publicar. É só subir o arquivo e pronto, já está publicado! E aí tem duas coisas. A pessoa pode comprar o ebook, bem mais barato, e também o livro impresso. Sim, é possível! Mas para isso o autor tem que fazer toda a configuração na plataforma: capa, miolo etc. O exemplo mais conhecido desse tipo de publicação é o Clube de Autores. No caso do livro impresso o exemplar vai com o selo do Clube. É assim também com o Perse, Bookess e outros.

Tem também outro formato bem legal de fazer o livro ser conhecido, são as plataformas de leitura online. O autor pode colocar o livro na íntegra para leitura ou só parte dele. O usuário faz o cadastro e pode ler o que o autor deixar disponível na plataforma. Eu acho que as duas formas são válidas. Se a pessoa realmente não tem grana pra publicar mas quer muito saber a opinião do público sobre a obra, ela pode perfeitamente colocar o livro na íntegra. Mas se quer somente despertar curiosidade e interesse para comprar o livro, deixa só os primeiros capítulos. A plataforma mais conhecida neste formato é o Wattpad. Foi a primeira plataforma de autores que eu coloquei o livro - só parte dele. É bem interessante porque, além de comentar, as pessoas também podem dar nota para a história. Para encontrar Uma Igreja na Selva no mundo virtual é só visitar este link.

Mas não bastava somente disponibilizar o livro no meio digital. A história tinha que ir para as prateleiras das lojas! Então visitei algumas livrarias e consegui deixar alguns exemplares. Para saber quais lojas físicas está o livro-reportagem impresso é só entrar neste link.

Por último, mas não menos importante, criei um espaço no blog onde vou colocar todo tipo de divulgação que sai na mídia. Artigos, reportagens, resenhas.. tudo! É só entrar aqui para sempre estar super-mega- hiper-ultra atualizado! Não sei se vocês perceberam, mas o blog agora tem um menu dividido por categorias. É uma forma de manter os posts mais organizados e mais fáceis do leitor se achar. Espero que gostem.

É isso, pessoal! Vou ficar por aqui porque meus olhinhos já estão ardendo de tanto ficar em frente da tela do computador. Até a próxima, com mais novidades!

Beijo no cangote!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diogo Cavalcanti

Jornalista Diogo Cavalcanti A imensidão amazônica desorienta. Foi assim que os primeiros adventistas norte-americanos se sentiram no início do século passado ao chegar lá, como nos conta Loriza Kettle em seu livro-reportagem Uma Igreja na Selva. Diante de uma região tão vasta, não sabiam por onde começar. Então, entregaram folhetos e guias de estudos bíblicos a um desconhecido que prometeu repassá-los a alguém que manifestava apreço pela Bíblia. Nas mãos de José Batista Michiles, esses materiais se revelaram como as primeiras sementes que fariam brotar uma igreja pulsante nas selvas e cidades do norte do país. Loriza resgata essa história escrita com lágrimas e suor por homens e mulheres, jovens e idosos de diferentes origens e nacionalidades. Ela mesma, descendente do inglês Horace Kettle, revela detalhes sobre o poder transformador da mensagem da volta de Jesus. Fala sobre pessoas que se doaram, tornando-se uma inspiração para a família adventista mundial. O livro é marcad...

A cara do livro

Eu sei que fiquei de postar só semana que vem, mas não resisti, a notícia é maravilhosa. Saiu a capa oficial do livro, pela Millennium Editora. Eu nem vou falar muito porque, como dizem, uma imagem vale mas que mil palavras.  Não ficou linda? Você pode dizer que essa capa é parecida com a outra que eu tinha colocado, mas a outra foi feita para a apresentação do TCC na faculdade. Como aquela imagem já estava sendo bem divulgada nas redes sociais, não fazia sentido criar uma arte diferente, pois o livro já tinha uma identidade. Então, o Alcebíades Godoy, diagramador e faz-tudo da editora, fez a capa no mesmo conceito da outra. E ficou maravilhosa! Ahhh, você quer saber se eu já consegui uma editora para publicar o livro? Isso eu vou contar num post  mais pra frente. Por enquanto eu só quero falar da capa que ficou lindona. Beijos!

Uma Igreja na Selva no treinamento da Escola de Missões

Olá, queridos, tudo bem? Nossa, até que enfim o frio passou, né? Tudo bem que eu sou de uma região quente, mas não me lembro de ter feito tanto frio nos 15 anos que moro no estado de São Paulo! Até quem nasceu aqui estranhou a friaca dos últimos dias. Bom, mas esse post não é sobre o frio, então, vamos ao que interessa! Lembram que eu falei que faria o lançamento do livro durante a Escola de Missões, do Unasp? Pois é! O lançamento estava marcado para acontecer segunda passada, dia 6 de junho, às 14 horas. Mas domingo dormi em Artur Nogueira porque tinha que estar cedinho na Rádio Unasp, para participar de duas entrevistas. Uma foi ao vivo no Jornal Primeira Palestra com a missionária Susan Payne Página e a outra foi gravada para o Programa Prefácio, programa voltado para literatura. Eles me fizeram algumas perguntas sobre o livro e como foi o processo da escrita. Confesso que fiquei um pouco nervosa, principalmente no programa gravado. Mas correu tudo bem. À tarde, co...