Olá, queridos, tudo bem? Espero que sim!
Hoje vou falar um pouquinho com vocês sobre divulgação. Eu já comentei que, depois que meu livro foi publicado comecei a pensar em como divulgar esse trabalho. A verdade é que tive que tomar algumas decisões para que o projeto chegasse ao máximo número de pessoas, gastando o mínimo possível. Mesmo porque, dinheiro é algo que definitivamente não tem. Então comecei a ver meios alternativos de divulgação.
Se tem uma coisa que eu tenho feito desde que decidi publicar o livro é ler e pesquisar sobre o mundo editorial. Fiquei sabendo, por exemplo, que muitos autores que não tem grana para publicar o impresso acabam publicando somente em formato digital, em plataformas que não se paga nada pra publicar. É só subir o arquivo e pronto, já está publicado! E aí tem duas coisas. A pessoa pode comprar o ebook, bem mais barato, e também o livro impresso. Sim, é possível! Mas para isso o autor tem que fazer toda a configuração na plataforma: capa, miolo etc. O exemplo mais conhecido desse tipo de publicação é o Clube de Autores. No caso do livro impresso o exemplar vai com o selo do Clube. É assim também com o Perse, Bookess e outros.
Tem também outro formato bem legal de fazer o livro ser conhecido, são as plataformas de leitura online. O autor pode colocar o livro na íntegra para leitura ou só parte dele. O usuário faz o cadastro e pode ler o que o autor deixar disponível na plataforma. Eu acho que as duas formas são válidas. Se a pessoa realmente não tem grana pra publicar mas quer muito saber a opinião do público sobre a obra, ela pode perfeitamente colocar o livro na íntegra. Mas se quer somente despertar curiosidade e interesse para comprar o livro, deixa só os primeiros capítulos. A plataforma mais conhecida neste formato é o Wattpad. Foi a primeira plataforma de autores que eu coloquei o livro - só parte dele. É bem interessante porque, além de comentar, as pessoas também podem dar nota para a história. Para encontrar Uma Igreja na Selva no mundo virtual é só visitar este link.
Mas não bastava somente disponibilizar o livro no meio digital. A história tinha que ir para as prateleiras das lojas! Então visitei algumas livrarias e consegui deixar alguns exemplares. Para saber quais lojas físicas está o livro-reportagem impresso é só entrar neste link.
Por último, mas não menos importante, criei um espaço no blog onde vou colocar todo tipo de divulgação que sai na mídia. Artigos, reportagens, resenhas.. tudo! É só entrar aqui para sempre estar super-mega- hiper-ultra atualizado! Não sei se vocês perceberam, mas o blog agora tem um menu dividido por categorias. É uma forma de manter os posts mais organizados e mais fáceis do leitor se achar. Espero que gostem.
É isso, pessoal! Vou ficar por aqui porque meus olhinhos já estão ardendo de tanto ficar em frente da tela do computador. Até a próxima, com mais novidades!
Beijo no cangote!

Comentários
Postar um comentário