Pular para o conteúdo principal

Blog Mundo Literário

Olá pessoal!

A resenha de hoje é sobre um documentário feito pela autora Loriza Kettle sobre a Igreja Adventista no Amazonas, terra natal da autora. Confesso que até chegar em minhas mãos (via PDF) não sabia do que se tratava e fiquei com receio de ler, afinal acredito, que só lemos documentário quando temos curiosidade ou desejo de se aprofundar sobre um assunto que nos interesse, o que não era o meu caso.

Contudo ao começar a leitura fiquei muito satisfeita, embora a autora escreva de forma pragmática a história vai te envolvendo de tal forma, que quando você percebe já chegou ao final do livro. 
Esse tema a principio era para o TCC de graduação da autora que ama escrever, por fim o projeto se tornou grandioso e terminou nesse livro.

Quem nunca ouviu falar nas instituições Adventista pelo Brasil? Eu mesma quando fui cursar enfermagem tentei ingressar em uma perto de minha casa o IAE - Estrada de Itapecerica. Outros centro institucionais que a autora cita em São Paulo são conhecidos por mim, acabei por me sentir em casa. Bem...Nesse livro ela fala de como como começou a evangelização no Estado do Amazonas e os percalços que os pioneiros tiveram que enfrentar para levar às pessoas a verdade escrita na Bíblia sempre guiados pelo Espírito Santo. Enfrentavam perigos, medicavam os doentes, acolhiam os desabrigados. Não foi uma tarefa fácil, o trabalho era árduo.

Sofreram perseguições pela Igreja Católica, não que a autora fale mal dos católicos, ela apenas se ateve aos fatos descritos pelos entrevistados durante sua pesquisa, inclusive a família Ketle faz parte dessa história. No final há depoimentos emocionantes de pessoas que tiveram suas vidas transformadas por Jesus e segundo a autora pela verdade Adventista do Sétimo Dia. Uma das verdades que pra eles é muito importante, pois segundo a Bíblia devemos guardar o Sábado e não os domingos e pelo que entendi era o tópico de suas pregações, assim como comer alimentos saudáveis, não tomam café por exemplo.

Não citei nomes dos pioneiros nessa resenha por que são muitos e a resenha ficaria muito extensa mas, segue embaixo imagens de alguns pioneiros que fizeram parte dessa história. 
Gostei realmente da leitura e recomendo. 

Resenha original disponível no Skoob

Quer conhecer essa história? Visite a loja do blog.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diogo Cavalcanti

Jornalista Diogo Cavalcanti A imensidão amazônica desorienta. Foi assim que os primeiros adventistas norte-americanos se sentiram no início do século passado ao chegar lá, como nos conta Loriza Kettle em seu livro-reportagem Uma Igreja na Selva. Diante de uma região tão vasta, não sabiam por onde começar. Então, entregaram folhetos e guias de estudos bíblicos a um desconhecido que prometeu repassá-los a alguém que manifestava apreço pela Bíblia. Nas mãos de José Batista Michiles, esses materiais se revelaram como as primeiras sementes que fariam brotar uma igreja pulsante nas selvas e cidades do norte do país. Loriza resgata essa história escrita com lágrimas e suor por homens e mulheres, jovens e idosos de diferentes origens e nacionalidades. Ela mesma, descendente do inglês Horace Kettle, revela detalhes sobre o poder transformador da mensagem da volta de Jesus. Fala sobre pessoas que se doaram, tornando-se uma inspiração para a família adventista mundial. O livro é marcad...

A cara do livro

Eu sei que fiquei de postar só semana que vem, mas não resisti, a notícia é maravilhosa. Saiu a capa oficial do livro, pela Millennium Editora. Eu nem vou falar muito porque, como dizem, uma imagem vale mas que mil palavras.  Não ficou linda? Você pode dizer que essa capa é parecida com a outra que eu tinha colocado, mas a outra foi feita para a apresentação do TCC na faculdade. Como aquela imagem já estava sendo bem divulgada nas redes sociais, não fazia sentido criar uma arte diferente, pois o livro já tinha uma identidade. Então, o Alcebíades Godoy, diagramador e faz-tudo da editora, fez a capa no mesmo conceito da outra. E ficou maravilhosa! Ahhh, você quer saber se eu já consegui uma editora para publicar o livro? Isso eu vou contar num post  mais pra frente. Por enquanto eu só quero falar da capa que ficou lindona. Beijos!

Uma Igreja na Selva no treinamento da Escola de Missões

Olá, queridos, tudo bem? Nossa, até que enfim o frio passou, né? Tudo bem que eu sou de uma região quente, mas não me lembro de ter feito tanto frio nos 15 anos que moro no estado de São Paulo! Até quem nasceu aqui estranhou a friaca dos últimos dias. Bom, mas esse post não é sobre o frio, então, vamos ao que interessa! Lembram que eu falei que faria o lançamento do livro durante a Escola de Missões, do Unasp? Pois é! O lançamento estava marcado para acontecer segunda passada, dia 6 de junho, às 14 horas. Mas domingo dormi em Artur Nogueira porque tinha que estar cedinho na Rádio Unasp, para participar de duas entrevistas. Uma foi ao vivo no Jornal Primeira Palestra com a missionária Susan Payne Página e a outra foi gravada para o Programa Prefácio, programa voltado para literatura. Eles me fizeram algumas perguntas sobre o livro e como foi o processo da escrita. Confesso que fiquei um pouco nervosa, principalmente no programa gravado. Mas correu tudo bem. À tarde, co...