![]() |
| No Palácio da Justiça do Amazonas, numa das minhas viagens a Manaus |
Depois que eu desisti da campanha de financiamento coletivo para ajudar a publicar meu livro, fiquei pensando o que poderia fazer para viabilizar o projeto. Bom, todo mundo sabe que só quem é visto é notado. Então comecei a pensar de que forma poderia tornar público o meu livro e, assim, quem sabe, chamar a atenção de alguma editora. É, porque na proposta que recebi eu tenho que adquirir parte da tiragem e investir R$5.500,00. Se for ver, até que não é muito. Mas na dureza que estou não consigo comprar nem um picolé na esquina.
Comecei a pesquisar na internet como conseguir que uma editora para publicar. Gente, é incrível como tem conteúdo falando no assunto! Depois que eu entrei nessa jornada comecei a ter a noção de como tem gente com o mesmo sonho que eu. Tem muita gente escrevendo, muita gente querendo publicar os mais variados temas. É engraçado como só entendemos as coisas quando estamos inseridos no problema. Mas o mais legal de tudo é que tem muitas pessoas querendo ajudar, dando dicas de como escrever bem, como divulgar livros e tudo que se refere ao meio editorial.
Uma coisa eu vou falar: é difícil, viu? Juro que se eu não confiasse tanto meu meu taco já teria desistido. Perdi a conta de quantas editoras mandei meus originais. Pouquíssimas responderam. É nessa hora que eu tenho raiva de ser pobre, se tivesse dinheiro já pagava logo a editora que me fez a proposta. Eu sei que o livro é bom. É bom não, é maravilhoso! Sem falsa modéstia. As pessoas precisam conhecer essa história, os irmãos da minha igreja precisa saber como os adventistas chegaram no Amazonas. Sabe quando você sente que tem uma obrigação a cumprir? É como eu me sinto. Desde pequena sempre ouvi dizer que Deus tem um propósito na minha vida. Sinceramente, às vezes acho que vim ao mundo com a missão de escrever esse livro.
Não penso em ganhar dinheiro. O que quero mesmo, o que me motiva são as pessoas. conhecerem a história da Igreja. Conhecer cada missionário que chegou no interior do Amazonas para evangelizar os ribeirinhos. Conhecer a história das primeiras famílias que aceitaram a mensagem adventista no Amazonas, lá no início do século XX. É isso que me incentiva na luta de publicar esse livro. Nossa Igreja quase não tem memória, temos poucos registros dos acontecimentos. Eu vejo nesse projeto a chance de resgatar essas memórias e o que eu puder fazer, vou fazer!
Alguém pode perguntar: - Por que você não manda pra CPB? Pra quem não sabe, CPB é Casa Publicadora Brasileira, editora da Igreja Adventista. Gente, eu mandei, sério. E - pasmem! - eles recusaram. Dentre tantos motivos que me listaram ser a razão, eu acredito que foi porque eles já tinham publicado anteriormente outro livro na mesma linha do meu - não o mesmo assunto. A administração da Igreja Adventista, que fica em Manaus, até aceitou patrocinar o livro mas, com a crise que estamos passando, deram pra trás. Para ajudar, ninguém consegue falar com o pastor responsável. Nem por email, whatsApp, celular, sinal de fumaça, nada! Resolvi desencanar do patrocínio da igreja.
Fuçando na internet encontrei uma plataforma de publicação de livros online. Lá você pode ler o livro - ou parte dele - votar e comentar. Se não for pedir muito e você quiser ajudar esta escritora iniciante, visita a página e deixa seu comentário. Só o fato de eu ter seu feedback vai me ajudar muito. O link é esse https://www.wattpad.com/story/54684065-uma-igreja-na-selva Lá estão disponibilizados os dois primeiros capítulos que eu deixei pra degustação.
Agora, se você gostou e quer saber mais sobre a história dos pioneiros e, de quebra, incentivar meu lado literário, ainda tem como comprar. É só visitar a loja deste blog. Você consegue adquirir tanto o livro digital como impresso. Retirei a obra de todas as plataformas digitais e disponibilizei somente aqui e no meu site. Muitos me perguntaram como adquirir o livro e eu ficava com cara de mané, sem resposta, agora já sabem.
Temos que aprender a confiar. Eu tenho um verso bíblico que sempre me acompanha. "Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele tudo fará", Samos 37:5. Eu creio muito nisso!
Loriza Kettle
Loriza Kettle

Comentários
Postar um comentário