Pular para o conteúdo principal

Desistir não é uma opção



No Palácio da Justiça do Amazonas, numa das minhas viagens a Manaus

Depois que eu desisti da campanha de financiamento coletivo para ajudar a publicar meu livro,  fiquei pensando o que poderia fazer para viabilizar o projeto. Bom, todo mundo sabe que só quem é visto é notado. Então comecei a pensar de que forma poderia tornar público o meu livro e, assim, quem sabe, chamar a atenção de alguma editora. É, porque na proposta que recebi eu tenho que adquirir parte da tiragem e investir R$5.500,00. Se for ver, até que não é muito. Mas na dureza que estou não consigo comprar nem um picolé na esquina.

Comecei a pesquisar na internet como conseguir que uma editora para publicar. Gente, é incrível como tem conteúdo falando no assunto! Depois que eu entrei nessa jornada comecei a ter a noção de como tem gente com o mesmo sonho que eu. Tem muita gente escrevendo, muita gente querendo publicar os mais variados temas. É engraçado como só entendemos as coisas quando estamos inseridos no problema. Mas o mais legal de tudo é que tem muitas pessoas querendo ajudar, dando dicas de como escrever bem, como divulgar livros e tudo que se refere ao meio editorial.

Uma coisa eu vou falar: é difícil, viu? Juro que se eu não confiasse tanto meu meu taco já teria desistido. Perdi a conta de quantas editoras mandei meus originais. Pouquíssimas responderam.  É nessa hora que eu tenho raiva de ser pobre, se tivesse dinheiro já pagava logo a editora que me fez a proposta. Eu sei que o livro é bom. É bom não, é maravilhoso! Sem falsa modéstia. As pessoas precisam conhecer essa história, os irmãos da minha igreja precisa saber como os adventistas chegaram no Amazonas. Sabe quando você sente que tem uma obrigação a cumprir? É como eu me sinto. Desde pequena sempre ouvi dizer que Deus tem um propósito na minha vida. Sinceramente, às vezes acho que vim ao mundo com a missão de escrever esse livro. 

Não penso em ganhar dinheiro. O que quero mesmo, o que me motiva são as pessoas. conhecerem a história da Igreja. Conhecer cada missionário que chegou no interior do Amazonas para evangelizar os ribeirinhos. Conhecer a história das primeiras famílias que aceitaram a mensagem adventista no Amazonas, lá no início do século XX. É isso que me incentiva na luta de publicar esse livro. Nossa Igreja quase não tem memória, temos poucos registros dos acontecimentos. Eu vejo nesse projeto a chance de resgatar essas memórias e o que eu puder fazer, vou fazer! 

Alguém pode perguntar: - Por que você não manda pra CPB? Pra quem não sabe, CPB é Casa Publicadora Brasileira, editora da Igreja Adventista. Gente, eu mandei, sério. E - pasmem! - eles recusaram. Dentre tantos motivos que me listaram ser a razão, eu acredito que foi porque eles já tinham publicado anteriormente outro livro na mesma linha do meu - não o mesmo assunto. A administração da Igreja Adventista, que fica em Manaus, até aceitou patrocinar o livro mas, com a crise que estamos passando, deram pra trás. Para ajudar, ninguém consegue falar com o pastor responsável. Nem por email, whatsApp, celular, sinal de fumaça, nada! Resolvi desencanar do patrocínio da igreja.

Fuçando na internet encontrei uma plataforma de publicação de livros online. Lá você pode ler o livro - ou parte dele - votar e comentar. Se não for pedir muito e você quiser ajudar esta escritora iniciante, visita a página e deixa seu comentário. Só o fato de eu ter seu feedback vai me ajudar muito. O link é esse https://www.wattpad.com/story/54684065-uma-igreja-na-selva Lá estão disponibilizados os dois primeiros capítulos que eu deixei pra degustação.

Agora, se você gostou e quer saber mais sobre a história dos pioneiros e, de quebra, incentivar meu lado literário, ainda tem como comprar. É só visitar a loja deste blog. Você consegue adquirir tanto o livro digital como impresso. Retirei a obra de todas as plataformas digitais e disponibilizei somente aqui e no meu site.  Muitos me perguntaram como adquirir o livro e eu ficava com cara de mané, sem resposta, agora já sabem. 

Temos que aprender a confiar. Eu tenho um verso bíblico que sempre me acompanha. "Entrega teu caminho ao Senhor, confia nEle e o mais Ele tudo fará", Samos 37:5. Eu creio muito nisso!

Loriza Kettle

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diogo Cavalcanti

Jornalista Diogo Cavalcanti A imensidão amazônica desorienta. Foi assim que os primeiros adventistas norte-americanos se sentiram no início do século passado ao chegar lá, como nos conta Loriza Kettle em seu livro-reportagem Uma Igreja na Selva. Diante de uma região tão vasta, não sabiam por onde começar. Então, entregaram folhetos e guias de estudos bíblicos a um desconhecido que prometeu repassá-los a alguém que manifestava apreço pela Bíblia. Nas mãos de José Batista Michiles, esses materiais se revelaram como as primeiras sementes que fariam brotar uma igreja pulsante nas selvas e cidades do norte do país. Loriza resgata essa história escrita com lágrimas e suor por homens e mulheres, jovens e idosos de diferentes origens e nacionalidades. Ela mesma, descendente do inglês Horace Kettle, revela detalhes sobre o poder transformador da mensagem da volta de Jesus. Fala sobre pessoas que se doaram, tornando-se uma inspiração para a família adventista mundial. O livro é marcad...

A cara do livro

Eu sei que fiquei de postar só semana que vem, mas não resisti, a notícia é maravilhosa. Saiu a capa oficial do livro, pela Millennium Editora. Eu nem vou falar muito porque, como dizem, uma imagem vale mas que mil palavras.  Não ficou linda? Você pode dizer que essa capa é parecida com a outra que eu tinha colocado, mas a outra foi feita para a apresentação do TCC na faculdade. Como aquela imagem já estava sendo bem divulgada nas redes sociais, não fazia sentido criar uma arte diferente, pois o livro já tinha uma identidade. Então, o Alcebíades Godoy, diagramador e faz-tudo da editora, fez a capa no mesmo conceito da outra. E ficou maravilhosa! Ahhh, você quer saber se eu já consegui uma editora para publicar o livro? Isso eu vou contar num post  mais pra frente. Por enquanto eu só quero falar da capa que ficou lindona. Beijos!

Uma Igreja na Selva no treinamento da Escola de Missões

Olá, queridos, tudo bem? Nossa, até que enfim o frio passou, né? Tudo bem que eu sou de uma região quente, mas não me lembro de ter feito tanto frio nos 15 anos que moro no estado de São Paulo! Até quem nasceu aqui estranhou a friaca dos últimos dias. Bom, mas esse post não é sobre o frio, então, vamos ao que interessa! Lembram que eu falei que faria o lançamento do livro durante a Escola de Missões, do Unasp? Pois é! O lançamento estava marcado para acontecer segunda passada, dia 6 de junho, às 14 horas. Mas domingo dormi em Artur Nogueira porque tinha que estar cedinho na Rádio Unasp, para participar de duas entrevistas. Uma foi ao vivo no Jornal Primeira Palestra com a missionária Susan Payne Página e a outra foi gravada para o Programa Prefácio, programa voltado para literatura. Eles me fizeram algumas perguntas sobre o livro e como foi o processo da escrita. Confesso que fiquei um pouco nervosa, principalmente no programa gravado. Mas correu tudo bem. À tarde, co...